O que é HERANÇA? II

Moisés e Arão perante Faraó, Benjamin West
Foi dada também a Israel, particularmente à tribo de Levi, outro tipo de herança. Uma vez que esta tribo não foi beneficiada na divisão de terras quando aconteceu a ocupação de Canaã pelos hebreus, a herança sacerdotal foi designada a ela. Porém, algumas cidades foram reservadas exclusivamente para eles, cidades onde somente os membros dessa tribo poderiam possuir propriedades. Mas o que nos interessa no momento é a herança espiritual herdada por eles, e ela ficou estabelecida nestes moldes: já que os levitas não receberam herança material, o próprio Deus seria
a sua herança. O que começou com humildes sacerdotes que se contentavam com parte dos dízimos que eram oferecidos a Deus em cerimônias que somente eles poderiam presidir, culminou, após a construção do templo, na ascensão ao cargo de maior poder no meio do povo judeu. Os profetas foram veementes em denunciá-los, visto que a classe sacerdotal, que foi criada para dividir a riqueza que era ofertada a Deus, e que tinha o propósito de socorrer o necessitado, estava engordando uma herança material que não lhe era devida, enquanto que a sua verdadeira herança, a espiritual, estava sendo negligenciada. Nas duas vezes em que o templo de Jerusalém foi destruído, essa era a situação vigente.

Com a conquista do país pelos invasores babilônicos, o povo, que se viu privado da sua herança material, é intimado pela pregação profética a assumir Deus como sua única herança: A minha porção é o Senhor diz a minha alma; portanto, esperarei nele. (Lm 3.24) É a partir daí que a noção de herança se espiritualiza completamente. Quando os salmos repetem que Deus é a parte do povo, compreende-se uma herança interior que já não faz parte de uma recompensa pela fidelidade à aliança, mas sim decorrente da alegria de se ter Deus no coração e de guardar os seus mandamentos simplesmente porque é bom fazê-lo: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. (Sl 119.11) A velha fórmula de possuir terra vai se tornando cada vez mais esperança de morar numa terra de felicidade perfeita. Ter Deus no coração antecipa de alguma forma esta felicidade.

Uma vez que as promessas de Deus se consumaram em Jesus, toda a ideia de herança precisa ser revista. Jesus não herdou essas promessas pela sua condição de Filho de Deus, mas sim pela sua obra expiatória na cruz. A entrega de si mesmo revelou qual era o obstáculo para o cumprimento das antigas promessas, o estado de escravidão em que se encontravam os homens, e o preço que deveria ser pago pela sua libertação. Na cruz Jesus nos fez passar de escravos vendidos ao pecado, para a condição de filhos e coerdeiros da herança. Uma herança que se materializa aqui, e que se estende até o além. Os crentes em Cristo são os novos herdeiros dos patriarcas, visto que a herança consanguínea nada vale diante da herança da fé. Contudo, eles estão cientes de que não há mérito nesta herança, ela é conferida pela graça de Deus.

A herança dos santos não mais se traduz em conforto material, pelo contrário. Abrindo-se mão deles é que se alcança a plenitude: Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos. (Ef 1.18s) Herança dos santos, vida eterna ou salvação são nomes dados ao caráter transcendente da herança das promessas realizadas no Gênesis, que à luz dos evangelhos é a participação na vida de Cristo ressuscitado. O que agora vemos obscuramente, veremos face a face. O que conhecemos em parte, conheceremos plenamente. Não mais uma terra, não mais uma língua, não mais um povo, mas a herança de todo um Reino, onde Deus não será apenas uma lembrança ou um vislumbre, mas será plenamente tudo em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...