O que é HERANÇA? I

O vagabundo, Georg Grosz (1893-1959)
A ideia bíblica de herança é muito mais ampla do que o seu sentido na nossa língua. Designa a posse de um bem a título estável e permanente, mas não de qualquer bem, somente aqueles que permitem ao homem e à sua família desenvolverem suas potencialidades sem dependência de outras
pessoas. Isso, para uma civilização agrícola, consistia em um mínimo de terras e de gado. É a partir desta experiência que a Bíblia exprime o aspecto fundamental dos dons que Deus concede ao homem. Desde o princípio, a herança estava ligada à aliança. A existência e a sobrevivência do povo de Israel era por si só uma herança de Deus. Era firmada sobre um princípio simples: Sereis meu povo e eu serei vosso Deus. Isso simplesmente fazia com que Israel passasse da esfera do profano, em que se encontravam os outros povos, para o mundo de Deus.

Estendia-se também na terra prometida, pois esta era uma herança de Deus a Abraão e à sua linhagem. Naturalmente os herdeiros de Abrão herdariam mais do que suas posses, herdariam também as suas promessas. Contudo, se observarmos o caso específico de Canaã, veremos que esta terra não foi prometida por herança a ele, e sim aos seus descendentes que, na mesma medida que o próprio Abraão, se mostrassem dignos de possuí-la. A terra prometida se confirmaria como herança a Israel, mas seria uma possessão de terras, como era comum aos povos vizinhos, pois a terra, de fato, continuaria pertencendo a Deus, que escolheu estabelecer no meio daquele povo a sua residência, tornando aquela terra santa, pela sua presença. O sentido mais profundo da divisão de terras pode ser encontrado no mandamento do Ano Jubileu, época propícia para que a terra seja redistribuída, conforme a necessidade de cada clã ou família. A terra pode ser vendida, mas a herança permaneceria, pois Israel era estrangeiro e hóspede nesta terra, quando muito meeiro de Deus. A terra era para Israel viver e progredir, mas não para possuir.

Este modo com que a herança era considerada fez o povo refletir quando a terra prometida, sua maior herança, caiu nas mãos de pagãos. Ainda que amargurados pelas perdas, se viram na condição de amargarem também a derrota, pois a tragédia se deu pelo seu descumprimento da aliança, e não por uma quebra da promessa de Deus. A noção de resto também deriva daí, pois só este resto gozará dos benefícios da terra prometida, e somente este resto gozará de eterna felicidade. Este foi a grande estimulador de esperança do povo no exílio, pois mantinha acesa a promessa para os justos. O que antes fora entendido como uma promessa para todo Israel, o domínio sobre todas as nações até a extremidade da terra, é relido como no exílio como uma esperança messiânica: Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. (Sl 2.7s)

Quer seja a herança da terra ou o domínio sobre as nações, esta esperança escatológica não vai além da perspectiva terrestre, o que munia de muitos argumentos os adeptos da doutrina da retribuição, que visavam os bens terrenos, que tinham como base a prosperidade individual, como o auge das promessas de Deus. Aos que não fossem beneficiados com estas bênçãos, restava-lhes a retribuição no além túmulo, que promoveria uma total inversão na ordem social. Coisa que os saduceus, donos do poder, abominavam. Se já era difícil manter-se na esperança em um país distante, longe da terra prometida, e, consequentemente, longe das promessas de Deus, colocar-se no pós morte como herdeiro por justiça, era mais complicado ainda. Era preciso um empenho redobrado dos profetas para manter viva a esperança, pois juntamente com a necessidade de não se contaminar com as práticas dos povos pagãos e de não constituírem família com eles, mantendo-se puros até a consumação dos tempos: Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança. (Dn 12.13) (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...