O que é INIMIGO? I

A expulsão de Agar, Giovanni Battista Tiepolo, em 1719
Não é curioso o fato de o homem bíblico estar sempre diante de um inimigo? Os textos já nem especulavam mais sobre que tipo de inimigo era esse, mas que ele estava lá, com certeza estava. Desde os tempos mais antigos a história da salvação vem sendo recheada de inimigos clássicos: A serpente é inimiga de Deus, Caim é inimigo de Abel, Ló de Abraão, Sara é inimiga de Agar, Jacó de Esaú, Israel de seu sogro, José de seus irmãos. Estes são alguns dos inimigos clássicos que encontramos lendo apenas e tão somente o livro do Gênesis. Quanto mais avançamos no tempo, tanto mais os inimigos se multiplicam: os salmistas e os profetas não fizeram outra coisa senão acumular inimigos: Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está? (Sl 42.9s)

Estes inimigos podem ser parentes ou mesmo amigos antigos, Jeremias e Jó que o digam. Mas isso não importa tanto. Importa sim que por trás de cada adversidade percebe-se sempre um inimigo. Isto virou um esquema. Para o salmista não lhe é bastante estar doente, ele também quase sempre sendo perseguido por algum inimigo. Contudo, a lei de Israel reconhece os direitos do inimigo, caso este seja da comunidade: Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho reconduzirás. Se vires prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo. (Ex 23.3s) Não poderia ser de outro modo, pois uma nação que se constrói a partir de tribos nômades de origens diferentes, a formação de inimizade entre grupos é mais que esperada.

A inimizade conheceu nuances. Todo o furor era pouco, quando se tratava de canaanitas e amalequitas: Enviou-te o Senhor a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los. (ISm 15.18) Contra os moabitas e amonitas era exigida uma permanente guerra fria: Nenhum amonita ou moabita entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor, eternamente. Não lhes procurarás nem paz nem bem em todos os teus dias, para sempre. (Dt 23.3 e 6) Por outro lado, era interessante também a complacência declarada com outros povos que historicamente não se mostraram amigos de Israel para merecerem esta deferência: Não aborrecerás o edomita, pois é teu irmão; nem aborrecerás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra. (Dt 23.7) Isto é um sinal que em Israel ser estrangeiro não significava necessariamente ser inimigo.

Como se explica, na história sagrada da salvação, a persistência de um fato tão determinante? É bem verdade que este é um dado da história real: o pecado que se transformou em ódio, fazendo de Israel um símbolo de impiedade contra o mundo à sua volta. Imaginar vê-lo imune a isso tudo é querer ter a ilusão de que eles seriam formados de uma substância diferente do que o restante da humanidade do seu tempo. A Bíblia narra os desejos, esperanças e atitudes dos seus heróis descrevendo literalmente o nível de civilização em que eles se encontravam. Os canaanitas são inimigos e devem ser destruídos porque são idólatras, mas também porque ocupam o seu lugar na terra que lhes foi prometida: Os horeus também habitavam, outrora, em Seir; porém os filhos de Esaú os desapossaram, e os destruíram de diante de si, e habitaram no lugar deles, assim como Israel fez à terra da sua possessão, que o Senhor lhes tinha dado. (Dt 2.12) Não foi sem razão que este povo concebeu e propagou a ideia de um Deus que se faz também inimigo: Serei inimigo dos teus inimigos. (Ex 23.22) Um Deus que não somente luta contra os inimigos ao lado deles, mas que luta por eles, no lugar deles: Se vocês ouvirem a corneta tocando o alarme, reúnam-se em volta de mim. O nosso Deus lutará por nós. (Ne 4.20) (continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...