O que é PROMESSA?

Pentecostes, Grão Vasco (1475-1542)
Prometer é uma das palavras chave da linguagem do amor. É a um só tempo, anunciar. garantir, dar uma palavra de compromisso e proclamar-se certo se si. Também é provocar no parceiro a adesão do coração e a generosidade da fé. Números 23.19b diz: Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo. Prometer, para ele, é o mesmo que dar, porém, o que ele dá antes de tudo é a fé para esperar que venha o dom. Em Israel as promessas são as chaves da sua história de salvação. Esses juramentos tornaram irrevogáveis as dádivas de Deus, embora as infidelidades do povo acarretassem restrições, elas foram mantidas para o pequeno grupo chamado de Resto de Israel. Exatamente por isso que o Judaísmo enfatizou sempre o aspecto da recompensa, pois as promessas seriam uma resposta á obediência aos mandamentos.


Já o Cristianismo as vê como uma iniciativa puramente divina, um dom que já foi concedido, ao qual se toma conhecimento através da fé. Paulo teve o cuidado de mostrar que a vida cristã está baseada na fé nas promessas, que uma vez dirigidas a Abraão, se cumpriram em Cristo. Enquanto que para os judeus as Escrituras são em primeiro lugar a lei que deve ser observada custe o que custar, os cristãos as tem, antes de tudo, como o livro das promessas. Isso faz dele os depositários: e de nós os herdeiros das promessas. E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu. (Gl 3.29)

Nos evangelhos, Jesus é o Messias prometido, mas também se apresenta como objeto destas e portador de novas promessas. Ele inicia o seu ministério retomando as promessas do Primeiro Testamento juntamente com as promessas do Reino de Deus, que nas bem aventuranças são prometidas aos pobres e perseguidos. Aos seus seguidores diretos, promete uma miraculosa pesca de homens e o poder de julgamento sobre as doze tribos de Israel. A Pedro, faz a promessa de uma igreja que seria edificada por pessoas como ele, e que nem mesmo os portais do Inferno poderiam lhe resistir. A quem perder a sua vida pelo evangelho, ele promete o cêntuplo e a vida eterna. A quem tomar partido por ele, promete representá-lo diante de Deus. Promessas que são palpáveis somente pela fé, pois embora já brilhe a luz desse novo tempo ele ainda não é pleno, mas o será quando a sua hora for chegada.

É prometida também a presença constante do Espírito de Deus, que encherá o universo, mantendo unidas todas as coisas. Esse é o tudo que o que o mundo não pode receber, porque não pode crer. Muito embora este Espírito tenha sido derramado sobre toda a carne, somente os que creem em Cristo adquirem esta consciência, que os faz efetivamente participantes delas.

Cumulados de todas as riquezas, sem que lhes falte qualquer dom da graça, os cristãos não tem mais nada a desejar, uma vez que o Espírito é neles uma presença viva, uma posse permanente e uma unção que sela definitivamente esta herança. Contudo, esse Espírito é apenas o penhor dessa herança, as primícias da nossa redenção e a sua oração não é mais que um gemido de esperança, pois o que ele anuncia as promessas de algo que: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (I Co 2.9)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...