Tentação I

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diaboLeia Mateus 4.1-11
As tentações de Cristo, anônimo, século XII
Por que tão poucos cristãos agem como Cristo? Por que encontramos tanta dificuldade para nos tornarmos novas criaturas? Por que existe tão pouco amor e liberdade nas igrejas?
Por que Jesus Cristo tem sido historicamente para nós um ícone de resistência às inovações em vez de ser o líder da conquista do inusitado? Por que as nossas convicções políticas e as nossas preocupações econômicas nos falam mais alto que o evangelho? Essas perguntas não são novas, mas elas continuam denunciando o conceito que temos do que é uma vida cristã. O fato delas estarem vigentes são a prova de que tentamos viver a nova vida em Cristo, com os mesmos velhos valores. Essas perguntas indicam também que Jesus está com o pé na porta das questões que tentamos fechar e segurando a página da nossa vida que queremos virar. Ele quer definitivamente ser o nosso Deus.

Nós já sabemos tudo sobre as tentações, mas eu gostaria de falar hoje sobre a tentação, porque por essa tentação em especial, todos temos que passar e todos temos que vencer. Uma vez vencida, aprendemos a viver. Esta é simplesmente a tentação que nos prepara para enfrentar todas as outras. Jesus teve que enfrentá-la e nos temos também. Jesus encarou o mesmo desafio que encaramos, porém numa escala bem maior. Ele teve que avaliar os seus dons e decidir qual seria a melhor maneira de usá-los no Reino de Deus. Nós temos que nos fazer esta pergunta: como posso colocar os meus dons a serviço das pessoas? Vamos continuar utilizando esses dons para nós mesmos, para o nosso deleite, para o nosso proveito ou colocá-los à disposição do Reino. Esse é o grande desafio, a maior tentação da vida nova.

Tentação significa pôr à prova. Jesus passou por essa tentação não para provar que era o Messias, isso até o tentador já sabia que ele era, mas para escolher as prioridades da sua luta. Nós também não somos tentados para provarmos que somos filhos de Deus, porque isso nós já somos, mas como filhos de Deus nós somos testados para mostrar, em meio às tentações, o amor com que ele ama todos os seus filhos. Qualquer pessoa que nunca experimentou essa tentação, não sabe o que é tentação. Vive deitada em berço esplêndido sem conhecer as questões reais.

O tentador de Jesus foi chamado de Satanás, e Satanás significa adversário, opositor. Assim é qualquer um que tem uma questão contra nós, ele é o oponente que nos contesta. Na tentação de Cristo, o mal tenta vencer o bem. Permita-me perguntar: Se você fosse um ajudante de Satanás nessa empreitada, o que faria para fazer Jesus cair em tentação? Um ataque frontal às suas convicções? Você seria derrotado, é claro. Você usaria as tentações que não são detectáveis como tal. Elas teriam que ser muito atraentes para fazê-lo pensar duas vezes na escolha das suas prioridades. Foi isso que Satanás fez. Fazê-lo comer quando tinha fome, mostrar-se poderoso antes de tudo, possuir e conquistar o mundo pela ambição. Elas são o instantâneo, o oportuno e o transitório. Vamos ver cada uma delas.

Jesus tinha que esperar a definição do seu ministério antes de comer, e Satanás o desafiou a abreviar esta espera. Em primeira instância não podia se perceber nada de errado nisso, Jesus, mais tarde, vai multiplicar os pães para saciar a fome de uma multidão. Por que não saciar a sua? Por que não saciar as necessidades materiais do povo em vez de sensibilizar as pessoas ao poder do amor de Deus? O verbo mais cruel do nosso vocabulário é esperar, e Jesus foi tentado pelo instantâneo.


O que não fazemos para atender as nossas necessidades imediatas? O que não fazemos para satisfazer a fome, a segurança, o sexo, o reconhecimento? A primeira tentação era essa: realizar os propósitos de Deus através da provisão humana. Tenho certeza absoluta que isso seria suficiente para que Jesus fosse reconhecido por todos como Messias. A mesma certeza que tenho que isso seria suficiente também para que tivéssemos a certeza do dever cumprido. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...