Deus ri da nossa arrogância

Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Salmo 2
Rei Davi derrota seus inimigos, William Schaff 
Texto do rev. Jonas Rezende.
Um novo rei de Judá assume o poder. A transição de governo provoca e espírito de sedição nos descontentes, que se articulam para derrubar o monarca. Tudo indique que, nesse contexto histórico, um poeta da corte escreveu o presente poema que deveria ser lido pelo novo rei, investido como um ungido ou messias de Deus para conduzir o seu povo. Com a expressa condenação divina, a rebelião contra o soberano estava fadada ao absoluto fracasso, razão porque o Novo Testamento aplica a Jesus as palavras deste salmo.

Mas, veja bem. O mais importante é que essa bela poesia bíblica se ajusta, não apenas à pessoa de um rei do passado, mas a todos os seres humanos, que são igualmente ungidos pelo amor divino.

Os atos ou maquiavélicos contra aqueles que o Senhor protege são fatalmente abortados. E, para mostrar a fragilidade das forças do mal, o salmista lança mal de uma imagem muito interessante, ao afirmar que Deus ri e se diverte dos que respiram crueldade, mas que nada podem fazer contra o seu ungido. Porque o Senhor o ama e o adota, declarando com firmeza: você é meu filho, hoje eu o gerei.

Você sabe? Gosto muito desse bom humor divino. Ainda na correção, Deus não perde a ternura e fairplay. Jamais. Gosto também da alegria de Jesus, de suas palavras sempre oportunas, da maneira com ele enfrenta de peito aberto os inimigos. Gosto de suas frases espirituosas. Da sua graça, nos dois sentidos da palavra, como ressalta Fernando Sabino.

Qual é então o poder da maldade que às vezes nos cerca, se temos um Pai? O apóstolo Paulo chega a indagar, com um toque se desafio e até de atrevimento: se Deus é por nós, quem será contra nós? Nada conseguem as maquinações perversas contra os que se abrigam no escudo da proteção divina. De outra feita, afirmou, como o profeta Oséias, com absoluto destemor: tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó inferno, o teu agulhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio do Senhor Jesus Cristo.

Os surfistas, aqueles que enfrentam o espaço com suas asas delta sabem muito bem e nos ensinam, o que considero uma verdadeira e importante lição de vida: as forças adversas lançam para frente e para o alto quem não deixasse levar pela ação do desânimo e do medo, que pode e deve ser entendido como o contrário da fé. Mas resiste vence e cresce. Há um interessante ditado que diz: os ventos do norte fizeram os vickings. Alguém elogiava a oratória de Demóstenes, ressaltando: apesar de gago, alcançou a glória como o maior de todos os tribunos. Seu interlocutor, vendo mais longe, corrigiu: Demóstenes foi o maior orador de sua época porque era gago.

Aí está o segredo do ovo de Colombo. Thomas Alva Edison, o grande inventor, nos afirma que o gênio tem 1% de inspiração. Os 99% restantes são de transpiração.

Anote em sua agenda. Goethe, um dos homens mais sábios de todos os tempos, acreditava firmemente que o talento se consegue no berço; o caráter, no túmulo da vida.

Então, resista. Cresça. Vença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...