Dez a pedir, um a louvar III

Dez leprosos, imagens de catecismo, 1920.jpg
Jesus sempre achou virtude nos pecadores, tanto que as pessoas que mais gratamente o surpreenderam e a quem os seus maiores elogios foram dirigidos eram estrangeiros e proscritos, enquanto que nos retos encontrou apenas decepção.

Como pode ser isso? Parece uma contradição. Parece contestar tudo o que havia sido ensinado pelos salmos e provérbios. Então qual é a verdade: os justos terão a primazia da salvação ou publicanos e prostitutas os precederão no Reino dos Céus? Quem ainda tem dúvida abra os evangelhos, comece a lê-los a partir dessa declaração e depois me diga onde está a verdade.

A mulher siriofenícia; Zaqueu; a mulher samaritana; o centurião romano; a mulher flagrada em adultério; a prostituta na casa de Simão. Isto sem falar nas parábolas, como a o do fariseu e o publicano que oravam no templo; o bom samaritano; a ovelha perdida; o filho pródigo; os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos; o grande banquete que será para os doentes, enquanto que os sãos ficarão de fora. Veja se esta pequena mostra é suficiente para convencê-lo.

Sinceramente eu espero que você não se sinta traído depois de fazer isso. É assim que acontece com todo mundo. É uma luz quebrando a nossa escuridão. Com Paulo, na estrada de Damasco, foi de repente. Já eu, passei anos tentando entender que tudo o que tinha aprendido e ensinado até então: que Deus ama os justos e os retos porque estes merecem o seu amor, estava errado. Esta é a justiça da lei não a justiça da graça. Foi exatamente nesse ponto que fui tocado pela graça de Deus e pude entender finalmente que a graça de Deus é dada a quem reconhece o seu pecado, a quem humilha a si mesmo. A minha pergunta recorrente era: o que eu faço para ser salvo? Neste dia a resposta voltou imediatamente: nada!

A salvação é, em primeiro lugar, uma questão de graça, o cerne da questão é graça também, e em último lugar novamente graça. É graça em todas as fases, pois a fé não é algo que algo que nós podemos fazer e nem algo que nós devemos fazer, mas um dom que nos é dado apesar de tudo que temos feito. Nós somos aceitos por Deus. Esta a mensagem do evangelho, esta a boa notícia trazida por Jesus para nós. É como uma voz que ecoa da eternidade me dizendo: você é aceito! Você é aceito! Não tente fazer nada agora. Mais tarde você fará muito. Não busque nada. Mais tarde você entenderá. Agora simplesmente aceite o fato que aceito por Deus, que você é amado por Deus e que Cristo morreu na cruz por você.

Quem escutou essa voz em alguma estrada da sua vida foi certamente tocado pela graça de Deus. O samaritano que voltou para louvar foi, com certeza, tocado por ela naquela estrada da Galileia. Isto ajuda a explicar porque foi ele o único que voltou. Dez a pedir, um só a louvar. Nós também louvaremos como aquele samaritano, quando fomos tocados pela graça.

Mas a história não termina no vazio de um louvor sem consequências. De um louvor apenas de aparência que tem o poder de enlevar por breves momentos o espírito, para cair no vazio da mesmice. Ela teve resultados práticos e imediatos na vida daquele samaritano, e a sua contabilidade deve ser escrita assim:

Dez foram curados, apenas um saiu com saúde.

Dez foram libertos da lepra, apenas um foi justificado.

Dez ficaram limpos, apenas um foi salvo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...