Encontros que precisam ser marcados

O que me oferece sacrifício de ações de graça, esse me glorificará; e ao que me prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus. Leia Salmos 50
Natan confronta Davi, Barão Henri de Triqueti (1803-1874)
Texto do rev. Jonas Rezende
Bruna Lombardi, esta excelente atriz que foi musa do poeta Mário Quintana, escreveu livros sensíveis, que li com muito agrado. Em Filmes proibidos, que me lembrou O encontro marcado, obra-prima de Fernando Sabino, Bruna fala do mal-estar do desencontro, como que a nos alertar para a necessidade de encontros verdadeiros. É um belo livro que recomendo com entusiasmo.

Neste salmo de Asafe encontramos uma promessa que procede do Senhor: ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salva­ção de Deus. O salmo fala da essência do culto a Deus. Nada tem do formalismo das liturgias pomposas: de que lhe serve repetir os meus preceitos e ter nos lábios a minha aliança, uma vez que você aborrece a disciplina e rejeita as minhas palavras?

O salmista Asafe sabe que o relacionamento com Deus é estimulante e libertador, mas traz também uma palavra de juízo com relação aos equívocos e erros do ser humano: você solta a sua boca para o mal e a sua língua trama enganos. Senta-se para falar contra o seu irmão e difama o filho de sua mãe.

E preciso urgentemente preparar o caminho da salvação, o que de­pende de alguns encontros essenciais na vida do ser humano.

O ser humano precisa encontrar-se consigo mesmo. É o cair em si, o necessário insight, como aconteceu na experiência do filho pródigo da parábola de Jesus. Esse encontro leva à descoberta de nossa identidade. Dá-nos uma noção clara dos nossos limites e ilimites, do nosso verdadeiro potencial. Leva-nos à avaliação das nossas máscarassociais. Desafia-nos a destruir as que são falsas ou perni­ciosas. E nos prepara o caminho da salvação, de que nos fala o salmista Asafe. Algumas pessoas utilizam também a psicanálise para atingir esse propósito, o que me parece legítimo e natural.

Mas o ser humano precisa também ter um encontro verdadeiro com o outro, o próximo. Até porque o homem é um animal político, um ser social, como Aristóteles avaliou muito antes da era cristã. Na verdade, como diz a Bíblia, não é bom que ele viva só. Artur Ra­mos chega a dizer que o ser humano isolado é um mito, uma impossibilidade, E. Park é ainda mais radical: o homem, diz ele, não nasce humano, mas faz-se humano em sociedade.

É importante, no entanto, que os vínculos sociais sejam calcados na justiça e no amor, como preconiza o Saltério, para que se estabele­ça o caminho da salvação.

Finalmente, tem de haver o encontro do ser humano com o seu Deus. É uma experiência tão profunda que, ao experimentá-la, o apóstolo Paulo confessou: já não sou eu mais que vivo, mas o Cristo vive dentro de mim... trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Está preparado o caminho da salvação. Deus nos lembra, através de Asafe, neste salmo: invoque-me no dia da angústia, eu o livrarei e você me glorificará.

Veja bem e anote. No encontro consigo mesmo o ser humano se descobre; no encontro com o outro, ele se comunica, mas é apenas no encontro com Deus que o ser humano plenamente se realiza.


Onde você se coloca nisso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...