O que é ESCÂNDALO? II

Metamorfose de Narciso, Dali
Além de utilizar todas as formas possíveis para nos advertir que aceitemos o mistério da fé com todas as circunstâncias e situações, e para que não nos envergonhemos e nem nos escandalizemos com eles, a Bíblia insiste em nos colocar de prontidão quanto ao fato de nós mesmos virmos a
ser uma pedra de tropeço na vida de outra pessoa, o que significaria nos tornarmos motivo de escândalo. Isso simplesmente nos coloca entre dois abismos profundos. Se de um lado não podemos cair na tentação de nos escandalizarmos com o que na nossa fé o mundo considera ser escândalo, pois isso é o mesmo que renegar a fé, por outro lado, também não podemos dar, de forma alguma, motivos para que o mundo se escandalize conosco, o que redundaria também em negação da nossa fé.

Na realidade o que a Bíblia está querendo dizer é que comete escândalo quem leva o seu irmão para longe da fidelidade a Deus, quem abusa da fraqueza da fé do irmão para exercer sobre ele domínio de qualquer espécie ou quem se aproveita da inocência do irmão usufruir de benefícios ou levar vantagens. Deus abomina os que pelo seu poder afastaram seu povo dele: Abandonará a Israel por causa dos pecados que Jeroboão cometeu e pelos que fez Israel cometer. (IRs 14.16) Igualmente abomina quem tentou arrastar Israel à helenização: O helenismo chegava a tanto que, pela enorme sem-vergonhice dos ímpios, os sacerdotes já não tinham mais interesse no culto diante do altar de Deus. II Mb 4.13 São dignos de louvor aqueles que resistem ao escândalo para preservar a sua fidelidade a Deus: Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença. (Jr 35.19)

Jesus, embora tenha sido ele mesmo motivo de escândalo para muitos, se empenhou ao extremo para por fim ao escândalo da ruptura do homem com Deus, por isso é extremamente severo com os autores de escândalos: Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! (Mt 18.6s) Contudo, ele sabia bem que esses escândalos são inevitáveis, falsos profetas, mestres sedutores e a antiga Jezabel, sempre os teríamos ativos entre nós.

Mas este escândalo pode vir também de um discípulo, por isso Jesus exige vigorosamente e sem contemplações a renúncia a tudo que possa vir a ser obstáculo à plenificação do Reino de Deus: Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. (Mt 18.8) Para o bem da verdade, só entendi este texto quando li um sermão de Martin Luther King, onde ele afirma que a perda de um bem ou uma mutilação é um preço pequeno a se pagar pela enorme graça de se viver no Reino. Que é melhor estar nele cego, manco ou estropiado, do que perfeitamente são e de posse de total integridade física, fora dele.

A exemplo de Jesus, Paulo não queria escandalizar sem motivo os moradores da terra. Ele nos adverte para que não escandalizemos as consciências fracas e pouco formadas. Adverte para que não façamos uso da liberdade cristã para defraudar a fé dos pequeninos, pois a fé verdadeira é a que sustenta e nunca a que abala a fé dos irmãos em Cristo: Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu. Não seja, pois, vituperado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Rm 14.15ss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...