A cruz II

A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. (II Co 5.19)
As três Marias, William Bouguereau
Marcos em seu evangelho estava tentando nos dizer aquilo que Paulo já havia articulado tão bem através da sua teologia: A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. Era justamente isso que Marcos queria que a sua comunidade em Roma entendessem com clareza incontestável. Que Jesus Cristo foi Deus conosco. Que foi Deus conosco amando, perdoando, reconciliando, fazendo com que fôssemos seus amigos. Marcos descreveu os detalhes da sua morte na cruz com nitidez, porque ele sabia que a fé naqueles acontecimentos é por excelência um dom Espírito Santo.


Não há como rompermos a barreira dos limites do nosso raciocínio. Não há como enxergarmos além da nossa visão tão limitada. É preciso que Deus, antes de tudo, faça um milagre em nós, e nos dê o dom da fé para que possamos entender o sentido da cruz. É um dom que nos esclarece através da simplicidade da fé assumir as implicações que a cruz tem para as nossas vidas, para começarmos a viver no poder da cruz.

Não há merecimento, iniciativa ou sacrifício que nos dê o direito de possuir este dom, mas Deus nos quer dá-lo gratuitamente, graciosamente. É isso que Deus faz. Quando ele me dá esse dom, ainda que de maneira empírica, posso começar a entender o quanto do seu amor foi revelado naquela cruz, e posso finalmente crer que foi por mim, por mim mesmo que Jesus morreu na cruz. Eu estou perdoado, eu sou amado, e a prova disso é que Deus deu seu unigênito Filho para morrer na cruz pela minha redenção. Então eu tenho que passar a viver segundo esta certeza. O que jamais conseguiríamos pelo raciocínio, por meditações ou por contemplações Deus nos dá como presente. Tudo que precisamos fazer é simplesmente receber o presente,

Existe, porém, antes disso uma ação magnífica no processo com que Deus completa a nossa reconciliação com ele: ele nos liberta de todos os pecados, de todas as cadeias, de todas as superstições, de todas as dívidas e de todos os nossos fracassos para que creiamos que ele é totalmente por nós. Durante toda a nossa vida a mensagem que recebemos é que estamos em falta com ele, e por isso ele vai nos mandar para o inferno, que Deus quer nos castigar, que ele está contra nós. Mas pela fé na cruz percebemos que não é nada disso, que está do nosso lado, e não contra nós, e essa é a base da nossa esperança, a razão da nossa alegria no dia em que celebramos a Páscoa.

Se aceitarmos este dom, Deus vai transformar as nossas vidas. Somos amados ao máximo. Não há outro jeito de alguém nos amar mais ou melhor. Deus escolheu o caminho perfeito na pessoa de Jesus Cristo e na sua atitude voluntária de entregar-se à cruz do Calvário. Um sacrifício que foi feito de uma vez para sempre, que nunca mais vai precisar ser repetido por todos os nossos pecados, por todos os nossos fracassos na vida e por todas as distorções que sofremos ou que fizemos outros sofrerem. Não existe mais a necessidade de ficarmos nos defendendo das acusações contra nós. Eu acho que toda a minha vida se resume nisso, eu passei defendendo a mim mesmo. Até a minha pregação do evangelho tem esse propósito, é uma espécie de defesa de mim mesmo.

E a justificação própria?  Durante toda a minha vida eu tenho me justificado. Eu me justifico em cada coisa que faço, em cada conversa que tenho, em cada encontro, em cada palavra. É exatamente com esta medida que eu meço os outros, é assim que eu faço o julgamento das pessoas. Se eu sou deste jeito, fico sempre achando que elas também tem que se justificar comigo. Mas de repente pela fé eu fico sabendo que nada disso é mais necessário. Por causa da morte de Jesus todos esses medos acabaram. Na cruz até o medo da morte acabou. Nós podemos viver o restante dos dias das nossas vidas, poucos ou muitos não importa, mas podemos vivê-los plenamente. A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos homens e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que todos eles sejam seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...