A caverna de Adulão

Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão. I Sm 22:01a
Caverna de Adulão, Tissot
Como pode ser que coisas como essas aconteçam? Davi não tinha prestigiado Saul? Não tinha glorificado a Deus? Não foi ungido para ser rei? Meu Deus!Como pode ser que coisas como essas aconteçam? Isso é o mínimo que Davi deveria ter pensado enquanto olhava para fora da caverna e via os penhascos rochosos abaixo.

Rejeitado, fugitivo, um homem sem país e agora sem exército e sem recursos. Ele havia acabado de se fingir de louco para se manter vivo. Quando tudo parecia que ia bem, acontece o inimaginável. Como a vida pode chegar a este beco sem saída? Todos sabemos que a esperança adiada entristece o coração. Não foi a toa que Davi se identificou com Jó, quando este viu que as calamidades que o abateram não faziam qualquer sentido: Jó 30.19-20 e 23 - Deus jogou-me no lodo. Tenho aspecto de poeira e cinza. Clamo a ti, mas não me respondes; estou em pé, mas para mim não atentas. Bem sei que me levas à morte, à casa do ajuntamento destinada a todos os viventes.

Deus havia escolhido Davi a dedo Davi para ser o herdeiro do trono do rei Saul sobre Israel. Deus desistiu de Saul devido à sua idiotice. Deus instruiu o profeta Samuel para fazer uma chamada de casa de família de Jessé. Davi era o menor da ninhada e nem mesmo seu pai o considerava um candidato ao trono. Jessé falha em não ver o potencial do filho, mas Deus não.

Contudo, após se sentir praticamente rei de Israel, depois de triunfar sobre Golias, depois de ter a confirmação pela unção do profeta, Davi conheceu os porões do submundo. O ponto mais baixo ponto da sua vida foi quando ele precisou fugir da fúria de Saul se refugiando em Gate, e de lá, com medo de ser morto pelo rei desta cidade, afinal Davi matara o seu maior guerreiro, foi se esconder na caverna de Adulão. Davi fugiu para essa caverna como último recurso, onde ficou sozinho e totalmente perturbado. Ao se sentir abandonado por Deus, não tenho dúvida de que ele se fez a seguinte pergunta: É assim que Deus treina o próximo rei de Israel?

Tais são os caminhos de Deus. Os caminhos pelos quais conhecemos a injustiça, vivemos a crise, passamos por isolamentos e as dúvidas crescem exponencialmente. Davi escreveu o salmo 142 para definir exatamente o que sentia nesse momento de sua vida. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha. Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.

Vamos todos entrar na Caverna de Adulão em algum momento da nossa vida. A dúvida pode ser a tal caverna. A perseguição pode ser a tal caverna. A doença pode ser a tal caverna. Luto pode ser a tal caverna. Conflitos nos relacionamentos pode ser a tal caverna. No entanto, não há nenhuma caverna escura o suficiente para nos escondermos de Deus. Charles Swindoll descreve o papel que o isolamento da caverna fez na formação de um líder: Davi foi levado para o lugar onde Deus pode realmente começar a moldá-lo e a usá-lo. Quando o Deus Soberano nos leva ao nada, é para redirecionar as nossas vidas, e não para acabar definitivamente com elas.

É bem certo que alguns de nós vão entrar na caverna de isolamento pelos nossos próprios pecados. Alguns de nós vão entrar por causa do orgulho, da arrogância e da presunção. Mas ainda assim, Deus vai usar a caverna de isolamento para nos livrar da índole que nos levou a tomar decisões que nos levaram para a caverna de isolamento. Deus vai usar esse tempo para moldar as nossas vidas para que elas, nesse processo, tenham o efeito do chamado que ele tem para nós.

A caverna também é o lugar para processar a nossa dor e receber consolo de Deus para as nossas vidas e para o benefício de outros. Os resultados das experiências dos muitos dos servos de Deus que foram colocados na caverna são pérolas do pensamento cristão, como essas: Dn 2.22 - Ele revela o profundo e o escondido. Ele sabe o que está em trevas, e a luz habita com ele. Is 45.3 - Eu te darei os tesouros das trevas e as riquezas escondidas em lugares secretos, para que saibais que eu, o Senhor, que te chama pelo nome. Eu sou o Deus de Israel . Jó 12.22 - Ele descobre coisas profundas das trevas, e traz à sombra da morte a luz.

Não foi a toa que Nelson Mandella esteve isolado numa caverna por vinte e sete anos antes de se tornar o Davi de sua nação e o nosso maior exemplo do quanto de bem a caverna pode nos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...