Quando a Tristeza Chega II

Escola Stanley Jones, Calgary, Alberta, USA
Trecho do livro do rev. Stanley Jones (1884–1973), missionário metodista.
5. Não aceite a tristeza e nem pense que será interminável. 
As possibilidades são de que a tristeza não dure, a menos que seja mantida artificialmente viva. O tempo é um grande curador. Tenho experiência disso. Quando alguma coisa me fere, eu a sinto profundamente. Digo então para mim mesmo: “Amanhã, por essas horas, a dor será menor - pode ser que já tenha até passado”. E geralmente acontece dessa forma. Quanto mais você se distanciar de uma coisa que o amargura, menos poderá afetá-lo, tanto para a ventura como para o infortúnio.

6. Não lute contra a sua aflição. 
Combater diretamente o seu problema concentra a sua atenção nele. É uma lei da mente que tudo o que prende sua atenção absorve você. Retire a sua atenção da tristeza e a aplique em um trabalho construtivo que vise o bem dos outros. Isso afastará a aflição, colocando-a na penumbra. O método de maldizer a tristeza é falho porque produz mais tensão. Quando estamos tensos, o poder de Deus, que alivia e dá paz, não nos pode alcançar. O poder de Deus somente nos alcança quando não estamos tensos.

7. Não se queixe. 
Se você se queixar, sua mente procurará razões para justificar as lamentações. Se não as encontrar, irá fabricá-las: exagerará nos seus problemas e doenças tornando tudo ainda maior do que é de fato. Quanto mais nos queixarmos das coisas, tanto mais teremos do que nos lamentar.

A Estrada da Vitória 
Sinto ter começado com sugestões negativas, porém elas são sinais de perigo, colocadas ao longo da estrada da vitória.

Vejamos agora como palmilhar essa estrada. São sete os degraus para a vitória:

1. Verifique se a causa do sofrimento está ou não em você. 
Pode ser que não, mas pode ser que a causa esteja em você. Pode ser que o universo esteja lançando você ao sofrimento e desenganos devido: (1) às suas próprias transgressões; (2) ao comportamento errado em sua vida.

Se há pecados em sua vida, causando tormento físico, mental ou espiritual, submeta-se a Cristo e coloque-os aos Seus pés. É possível que você não possa vencê-los, mas você poderá permitir que Ele lhe conceda a vitória. Você dá a vontade - Ele dá o poder.
As causas do seu sofrimento e desenganos podem estar em seu comportamento errado para com a vida. Elas podem não ser classificadas como pecados, mas destroem a paz, o ritmo da vida e a saúde. Conheço, por exemplo, uma pessoa que sofre de asma. Sempre que encontra uma dificuldade maior, sofre um ataque de asma. O ataque de asma permite-lhe sair mansamente da dificuldade. Como se colocasse uma almofada para não machucar e preservar seu amor próprio. O subconsciente lhe diz: “Se você estivesse em boas condições físicas teria vencido essa dificuldade, mas você não está, e, portanto não pode querer vencê-la - veja, você tem asma”. E o ataque vem. A pessoa não é consciente do fato de que seu medo é uma fuga, um comportamento errado para com a vida, e nela está a causa de seus problemas físicos.

Examine a sua vida e verifique se você está mantendo atitudes que, em si mesmas, possam ser danosas e levar ao sofrimento. Um amigo compreensivo e inteligente será capaz de ajudá-lo a livrar-se dessa conduta insensata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...