A família de Jairo I

Não tenha medo, tenha fé. Leia Marcos 5.21-24 e 35-43
Ressurreição da filha de Jairo, Paolo Veronese em 1546
Não tenha medo, tenha fé. Isso é uma coisa complicada de se dizer, porque nunca, do modo algum possuímos a fé. Seria melhor dizermos: seja possuído pela fé, porque é a fé que nos possui, porque ela é aquele dom que nos é dado no encontro autêntico com Cristo. Ele nasce quando encontramos Jesus e respondemos ao amor de Deus revelado nele. Lutero disse: a Fé é a confiança viva, é a confiança atrevida na graça de Deus. A fé é tão segura que podemos arriscar a nossa vida nela mil vezes. A fé revelada no Segundo Testamento não é um esforço nosso e nem uma busca alucinada correndo em seu encalço, mas é a resposta ao amor de Deus.

O texto citado fala da fé que nasce na dificuldade. Temos aqui uma família de rica, uma família influente e que tinha poder na cidade em que morava. Uma família religiosa também, pois ela estava à frente da sinagoga local. Temos aqui também uma família atravessando o momento mais difícil de sua existência. A sua filha única de doze anos estava morrendo. Podemos pensar que todos os recursos disponíveis na época tinham sido usados na sua cura. A Bíblia diz que numa atitude desesperada o chefe dessa família fez algo impensado para um líder religioso judeu: Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência: — A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!

Este é um exemplo de fé que nasce de um interesse incomum por alguém que nós amamos. Esta família adorava a sua filha e já tinha feito todo o possível para que ela vivesse, restava-lhe agora somente fazer o impossível. Nós sempre pensamos que as atribulações dificultam a fé, mas essa família está dizendo o contrário. Sua fé nasceu da descoberta de que não havia mais nada que pudesse tirá-los daquela aflição, surgiu quando todos os recursos tinham se esgotado. Aqui a necessidade imperiosa do homem se juntou ao amor de Deus para dar a essa família o dom da fé. A dificuldade da filha fez com que todos da família ficassem mais fortes na fé.

A todo instante estamos passando por situações impossíveis com o povo que nós amamos, e o que normalmente fazemos é tentar produzir fé para atrairmos a atenção de Deus para o nosso problema. Mas nós já temos a sua atenção. O que ele quer é nos dar o dom de uma fé corajosa. Ele coloca em nossas em nossos corações famintos, atribulados por essas situações de dificuldade a esperança de que algo pode ser feito. Nós podemos confiar a despeito dos resultados porque sabemos que foi ele quem nos implantou essa confiança. Moddy dizia: Eu sempre tinha orado para ter fé e para crer, porque eu pensava que de uma hora para outra Deus iria me atingir com uma fé poderosa. Até que descobri na Bíblia que a fé vem pela pregação. No caso da família de Jairo, o relacionamento com Jesus produziu a fé confiante, e não a fé que produziu o relacionamento. O segredo foi dado por Jesus quando disse: Não seja possuído pelo medo e sim pela fé.

Não significa que nós temos que mudar radicalmente tudo na nossa vida para provocar este relacionamento. Ele nos é oferecido neste instante, do jeito em que estamos, no estado em que nos encontramos. É fundamental que recorramos abertamente a ele no meio das nossas dificuldades, porque se propagarmos o amor de Jesus, o povo virá com esperança viva, exatamente como a família de Jairo faz. Quando o evangelho com seu poder cativante e é apresentado de maneira clara, o dom de fé é dado a todo aquele que tem a ousadia de crer. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. (Jo 12.32) (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...