Gemidos inexprimíveis II

Mãos postas em oração,
Antônio Diogo Parreiras em 1913
Paulo nos diz que o Espírito Santo intercede por nós. Quando uma pessoa intercede por outra, ela vai em nome da pessoa por quem está intercedendo a fim de conciliar as duas partes. Neste sentido, o Espírito Santo é dito para ir para o Pai em nosso nome para interpretar e dar voz às orações de nosso coração.

O Espírito Santo intercede com gemidos que as palavras não podem expressar. Algumas pessoas acreditam que este versículo está falando sobre o que é muitas vezes chamado de "linguagem de oração" ou uma forma de falar em línguas. Esse não é o caso, porque somos informados de que o gemido é de tal natureza que as palavras, em qualquer idioma, não podem expressar. O Espírito Santo se comunica com o Pai em uma linguagem profunda, íntima e sem palavras que não podemos compreender ou expressar.

Paulo também nos diz que o Espírito Santo ora eficazmente em nosso favor, porque o Espírito ora em conformidade com a vontade de Deus. O Espírito Santo sabe o que é melhor para nossa vida. Ele sabe que o plano de Deus para nós. Ele sabe que o objetivo de cada evento e da situação em nossa vida. O Espírito Santo ora por Deus para realizar a Sua obra em nós.

No versículo 34 observa-se outra coisa. Não só é o Espírito Santo intercede por nós aqui na terra, mas Cristo Jesus, que morreu, mais do que isso, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Temos assistência terrena e assistência celestial! Deus entende nossas fraquezas em oração e forneceu todos os tipos de ajuda! Vamos tentar fazer uma analogia da obra do Espírito Santo. Eu imagino o Espírito Santo trabalhando muito parecido com um editor faz para um escritor. O escritor coloca suas palavras em uma página com a intenção de transmitir uma verdade ou conceito particular. O editor leva o trabalho do escritor, corrige gramaticalmente, e faz alterações, cortes e revisões que ajudarão a verdadeira mensagem surgir em meio à pilha de palavras. Parece-me que de uma forma semelhante, o Espírito Santo edições nossas orações e torna-los mais eficazes. O Espírito Santo da um brilho no nosso trabalho antes de envia-lo para o Pai em perfeita forma.

Vamos ver agora alguns princípios sobre a oração que podemos tirar dessa passagem. Primeiro, precisamos crer que Deus quer que oremos. Depois de tudo que acabamos de dizer, é tentador concluir que a oração é algo realmente supérfluo. Se o Espírito está orando por nós, e o faz de forma mais eficaz do que nós mesmos, então parece que não precisamos orar. Lembre-se que é dito o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. O Espírito Santo não elimina a necessidade de oração, Ele nos ajuda quando oramos. Não importa quão bom um editor é ele não pode fazer nada sem as palavras originais do autor. Da mesma maneira, o Espírito Santo não pode aumentar nossas orações se não há oração alguma. De acordo com o plano soberano de Deus, Ele nos chamou para orar. Deus conhece a nossa fraqueza. Ele entende a nossa perspectiva limitada. Apesar de tudo isso, ele ainda nos chama para conversar com ele.

Você realmente já se perguntou por quê? A criança pequena às vezes começa uma conversa que não faz qualquer sentido. Você não vai lhe dizer para parar de falar com você? Claro que não! Deus quer que você fale com Ele, porque Ele ama você. E nesse processo ele não está classificando as suas orações, ele está ouvindo o seu coração. Precisamos entender o propósito da oração. Às vezes ficamos frustrados porque não compreendemos o que é a oração. Nós pensamos que na oração que podemos fazer Deus mudar sua mente. Isso é ridículo. Seu caminho é sempre perfeito, e mudar a sua mente seria a afastar-se o que é certo e bom.

Nós não podemos coagir ou persuadir Deus a responder favoravelmente às nossas orações. Ele tem prazer em responder as orações de seus filhos, assim como você para atender as solicitações de seu filho. A oração não muda a mente de Deus, mas pode mudar a nossa. A oração nos dá a oportunidade de falar sobre todas as coisas com o Todo-Poderoso.  A oração acalma nossos corações, nos dá novas perspectivas, e nos aponta a direção certa.

A oração também pode mudar as circunstâncias. Deus, em Sua soberania optou por usar as nossas orações como um meio para realizar a sua vontade. A oração é a maneira pela qual nós podemos trazer a bênção de Deus para a nossa vida e para a vida dos que nos rodeiam. Quando oramos por alguém, nós nos tornamos parte da solução do seu problema. Quando oramos sobre as circunstâncias difíceis de nossas vidas, Deus nos transforma para que possamos nos beneficiar das circunstâncias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...