Inverno da vida II

Paulo em Trôade, Teresa Groselj (??)
Leiam II Tm 4
Paulo também pede a Timóteo que lhe traga capa que deixou em Trôade, na casa de Carpo. Nós temos conhecimento de que Paulo não era uma pessoa abastada, não dispunha de um extenso guardaroupas. Portanto ele deve ter sido bem desligado pra esquecer uma, talvez única, capa que possuísse na casa de alguém. Mas não é o comportamento dele que está em questão, o
que importa é que Paulo aqui
mostra toda a precariedade do ministério cristão no seu tempo. Mostra como eram parcos os recursos que lhe estavam disponíveis. Mostra como era dura a vida de um missionário. Enquanto alguns pastores com 10 ou 15 anos de pastorado compram jatos de milhões de dólares e mansões em Miami, Paulo no final do seu ministério estava fazendo questão de ter de volta sua capa velha, surrada, apedrejada, resgatada de naufrágios e mofada após tanto tempo guardada.


Ele conta também nesta carta como pessoas simples o prejudicaram tanto. Fala de latoeiro, nem sei o que é isso. Na minha infância tinha os garrafeiros, homens que iam de porta em porta comprando garrafas usadas. Se o latoeiro catava latas, não deveria ser uma pessoa tão influente assim. Isso mostra a precariedade da sua autoridade como ministro do evangelho. Enquanto alguns pastores reúnem quinhentas mil pessoas num culto onde ordenam, repreendem e determinam, Paulo pedia a Deus que lhe abrisse uma porta para ele pregar o evangelho (Cl 4,3). Hoje em dia temos pastores com tanto poder nas mãos que até nos assusta. Tem na TV um cara grande, que usa um chapéu. Meu Deus, como aquele homem tem poder, como ele tem autoridade, como ele determina! E as suas igrejas então, como são poderosas! Não é Igreja Batista, Igreja Presbiteriana não. São igrejas universais, igrejas mundiais. E vocês, como Paulo, presos a uma igreja local de bairro, quando muito de uma cidade. Temos que mudar urgentemente aquele letreiro lá da porta. Claro que não estou falando sério.


Deixando de lado essas figurinhas carimbadas, voltemos a Paulo. Porque será que ele queria tanto aquela capa de volta? A capa tem que ter um significado maior, e aqui parece que ela representa aconchego e proteção. Proteção contra o inverno rigoroso da região, contra o frio. Mas a necessidade dessa capa pode ser entendida também como uma volta ao lar, a um lugar de tranquilidade, a um passado de aconchego e a uma situação de conforto que já havia experimentado outrora. Do ato de cobrir com capa é que surgiu a palavra capela. A cappella de São Martinho, a relíquia mais sagrada dos reis francos. Os seus guardiões era os cappellani, os capelães. Quando São Martinho colocou sua capa sobre um necessitado com frio, inaugurou assim a primeira capela que se tem notícia. Essa é a ideia da capa. Algo que fica por cima, que dá cobertura e, portanto, proteção.


Era essa proteção que Paulo precisava depois de ter vivido uma vida de riscos, de confrontos, de perigos e desafios. Uma lista resumida desses perigos pode ser encontrada em II Co 24, que vai de naufrágios a açoites, passando por apedrejamento, roubos, tempestades e leões também. Agora ele não quer mais enfrentamento, ele precisa de capa; não de confronto, mas de conforto, não de riscos, mas de aconchego. Precisa sentir-se em casa novamente. Paulo aqui expressa a necessidade que a pessoa tem de ter uma referência, um porto seguro, algo que, mesmo nos invernos da vida e nas adversidades, o mantenha seguro e que lhe traga sobre tudo boas lembranças.


Esse era o lado sentimental de Paulo que havia ficado ofuscado enquanto ele combatia o bom combate. Eram as paixões ficaram semissepultadas no período do seu ministério ativo. Eram as emoções que ficaram reprimidas em nome de algo maior, mais importante e mais urgente. Mas agora não, manda prá cá que eu as quero de volta. Eu quero a capa. E quem é que não quer uma capa depois de uma batalha ferrenha? Tem uma música da Marisa Monte que expressa bem esta necessidade de se apegar a vida através de emoções e de boas lembranças:
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...