A que perigos nos leva a embriaguez? I

A embriaguez de Noé, Michelangelo por volta de 1510 
Os perigos da embriaguez aparecem com frequência em inúmeras narrativas bíblicas. São enfáticas em dizer que ela entrega o homem às suas paixões ou aos seus inimigos. É acentuada frequentemente pelos profetas em rota de colisão com a Palavra de Deus e em conexão íntima e direta com os cultos ilícitos. É também um dos graves vícios das nações pagãs, a causa primeira da degradação da sociedade, da perversão do juízo e do afastamento da justiça: E se deitam ao pé de qualquer altar sobre roupas empenhadas e, na casa do seu deus, bebem o vinho dos que foram multados. (Am 2.8) Mas a experiência do escritor bíblico nos faz ver que a embriaguez também pode assumir valores simbólicos.

Embriaguez e infelicidade
A embriaguez expõe a pessoa à zombaria e a Bíblia sempre viu na infelicidade o aspecto da vergonha. Tanto o embriagado quanto o que é atingido pela desgraça ficam desmoralizados, perdem a personalidade, perdem o domínio sobre si e sobre tudo que o preserva a integridade. Um e outro se transformam em objeto de escândalo. Um leva ao outro, pois pode se fazer alguém beber muito para levá-lo à desgraça: Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! (Hc 2.15) Os profetas anunciaram a taça da ira de Deus: A Babilônia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso, enlouqueceram. (Jr 51.7), e eles mesmos se sentiram como se estivessem embriagados, por causa do peso e da santidade da mensagem que receberam para pregar: Acerca dos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como homem embriagado e como homem vencido pelo vinho, por causa do SENHOR e por causa das suas santas palavras. (Jr 23.9) Os homens e mulheres do profetismo bíblico sentiram na pele, antes mesmo que o povo viesse a sentir, a desgraça que se anunciava de forma extrema.

Para eles, toda resistência é inútil, todos os pontos de referência desapareceram, até mesmo o tempo já começa a contar os seus últimos dias, e a terra vacila sem controle debaixo dos seus pés: A terra será de todo quebrantada, ela totalmente se romperá, a terra violentamente se moverá. A terra cambaleará como um bêbado e balanceará como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará. (Is 24.19s) (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...